O Japão anunciou que o nome de sua nova era imperial, que começará em 1 de Maio, será “rei” – significando ordem e harmonia.
A atual era do país, Heisei, terminará em um mês com a abdicação histórica do Imperador Akihito.
O chefe de Gabinete Yoshihide Suga anunciou o nome altamente esperado, segurando uma placa com os personagens escritos à mão.
O primeiro-ministro Shinzo Abe dirigiu-se à nação para explicar o seu significado.
O reinado de cada Imperador Japonês é dado um nome, ou “gengo”, que é então usado ao lado do calendário ocidental para marcar os anos.
O que significa a Reiwa?
O termo para a nova era é composto pelos dois personagens Rei e Wa. Rei pode significar “comandos” ou “ordem”, bem como “auspicioso”ou ” bom”.
Wa muitas vezes significa “harmonia”, e também é usado na palavra japonesa para “paz” – “hei-wa”.é a primeira vez que um nome era foi retirado de uma antiga antologia de poemas japoneses, o Manyoshu, em vez de um chinês, disse o Sr. Abe.
O Manyoshu simboliza a “profunda cultura pública e longa tradição” do Japão, disse ele.
“Nossa nação está enfrentando um grande ponto de virada, mas há muitos valores japoneses que não devem desaparecer”, disse o Sr. Abe aos jornalistas.
O Manyoshu, que remonta ao século VIII, retrata o mês auspicioso (“reigetsu”) no início da primavera, quando os ventos se tornaram temperados (“fu-wa”).
Houve apenas quatro eras na história moderna do Japão. O atual gengo do Imperador Akihito, Heisei, que significa “alcançar a paz”, foi precedido pela era Showa (1926-1989), que pode ser traduzido como “harmonia iluminada”.
Antes disso, a era Taisho (1912-1926) significava “grande justiça”, enquanto a era Meiji (1868-1912) significava “regra iluminada” em inglês.